Compromisso

Dentre as maiores virtudes de um ser humano, valorizo demais o respeito e o compromisso, que aliás, estão intimamente relacionados. Mas isso não se vê de forma costumeira.

Recentemente fui criticado por uma cliente por não poder atendê-la da forma em que ela gostaria (na casa dela e fora do horário comercial). Pior que isso, a crítica não foi feita diretamente à minha pessoa, mas para um amigo meu, que foi quem me indicou para essa cliente.

Ora, qual a minha culpa se a cliente trabalha muito e na hora marcada não aparece, pois estava dormindo, ou ainda onde foi que eu errei por ter um escritório longe da casa dela e não poder atender em domicílio fora do horário comercial?

Meu escritório fica localizado em um bairro conhecido como “Cidade Judiciária” em minha cidade e, mesmo que a cliente ache longe o local do meu escritório, ela precisa se deslocar até a minha região para qualquer audiência que seja realizada no fórum estadual, federal ou trabalhista, além de ser próximo ao Ministério Público, Ministério do Trabalho e Defensoria Pública. Aliás, tenho muito mais clientes que residem próximo ao meu escritório do que clientes que moram longe, portanto, quem está mal localizado não sou eu.

A única conclusão que consigo chegar é que se trata de uma desculpa típica de quem está acomodado, afinal, quando eu preciso contratar um serviço, vou onde preciso for para que ele seja realizado da melhor forma possível.

Finalmente, é preciso que saibam que o advogado não pode deixar um dia inteiro à disposição de um cliente que pode chegar a qualquer momento. O advogado também não pode reservar parte do seu tempo para um cliente que não aparece. tempo perdido significa trabalho perdido. E essa semana já foram dois clientes que marcaram horário e não apareceram.

O tempo, para quem tem prazo ou trabalha com a Justiça, é pedra preciosa!

Uma resposta para Compromisso

  1. Olá Junior,

    é incrível essas coisas realmente, sou estagiário em um escritório de advocacia aqui em Salvador e já presenciei 3 cenas idênticas ao relatada. É amigo, os clientes gostam de cobrar, mas, nunca serem cobrados. Vai tentar dizer a eles que atendimento fora do horário comercial é devido o pagamento de honorários e quem dirá se for a noite poderá ser em dobro…

    É aquela situação, aqui mesmo no escritório atendemos uma grande demanda criminal, vou lhe relatar um breve caso. Certa noite recebo uma ligação de um cidadão que estava detido, isso as 3 da manhã e ai combinamos o preço e incluimos a visita de ultima hora, até ai tudo bem. Entrei em contato com o advogado, meu orientador e fomos lá, após conseguir liberá-lo, ele disse que traria nosso pagamento pela tarde, passaram-se 5 dias e nada. Quando chegou 2 dias antecendendo a audiência dele, ele vem no escritório dizendo: “o dotô, disculpa ai, é que eu tinha que fazer uns movimento e não pude aparecer”. Fim de história, ele teve que pagar o que devia e adiantado o que haveria de pagar até o final do processo.

    Abraços

Deixe uma resposta

