Marketing boca a boca na advocacia

O melhor cartão de visitas que existe para um advogado é o próprio cliente. Mas existem dois tipos de clientes: o satisfeito e o insatisfeito.

Assim, como primeira regra do marketing jurídico, precisamos sempre satisfazer o nosso cliente, seja dando a ele o resultado esperado, ou deixando claro que o resultado sempre pode ser adverso às suas pretensões, afinal, uma verdade ruim é melhor que uma boa mentira. Sempre!

Se um cliente perde uma ação, mas já havia sido alertado sobre tal possibilidade, certamente irá encarar a situação com bons olhos ao advogado, que o tratou com lealdade e não forjou situações e nem criou falsas esperanças.

Nesse contexto, devemos sempre lembrar da velha máxima de que um cliente satisfeito conta para um amigo, já o cliente insatisfeito conta para 10.

Com esse paradigma, o crescimento moderado do exercício da advocacia é essencial, mesmo que ocorra de cliente em cliente (progressão aritmética). Ao passo que a ganância, desejo exacerbado de crescer à qualquer custa, enganando clientes, agindo de forma dolosa e fraudulenta, para angariar cada vez mais clientes (progressão geométrica), pode ocasionar prejuízos insanáveis. O problema é que o estigma não fica restrito ao mal profissional, mas sim à toda classe da advocacia.

Mesmo que até o momento eu não tenha dito nenhuma novidade, tais esclarecimentos apenas se renovam a cada dia no meu trabalho e na minha vida.

Hoje mais um novo cliente bate às portas do meu trabalho procurando solução para um determinado problema. Esse novo cliente nunca recebeu um cartão de visitas meu, mas apenas a boa indicação de um amigo, que por sinal, é meu cliente.

E para encerrar a postagem repleta de ditados populares, lembro sempre que “de grão em grão, a galinha enche o papo”!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: