Como se preparar para uma audiência criminal

Na próxima semana enfrentarei um novo desafio na minha vida profissional. Pela primeira vez vou encarar uma audiência criminal.

Minha única experiência frente a frente com um juiz criminal e um promotor foi acompanhando uma testemunha arrolada pela acusação, no caso, meu cliente, que foi quem representou o Ministério Público e a Polícia Civil para apurar um determinado crime.

Agora o caso é outro, defendo um acusado de praticar o crime de tráfico de drogas, preso em flagrante com diversas pedras de crack e cocaína.

O estágio realizado durante anos no Ministério Público só me fez aprender o lado da acusação, o que não me interessa no momento. Portanto, tive que iniciar um novo estágio, mas agora já como advogado.

Dessa vez, muito me auxiliou a participação na Comissão do Jovem Advogado da OAB da minha cidade. Por outro lado, mantive contato com advogados prestativos que militam na área criminal e que me deram verdadeiras aulas de como enfrentar uma audiência, o promotor e o juiz. Por fim, assisti algumas audiências criminais.

Quanto ao caso, está bem estudado, com todas as perguntas para as testemunhas preparadas, o interrogatório também está pronto. Só me resta um preparo espiritual durante o final de semana, muito descanso, bastante futebol na tv, levar meus cachorros pra passear, enfim, tudo para chegar tranquilo na audiência.

Mas o frio na barriga vai ser inevitável.

50 respostas para Como se preparar para uma audiência criminal

  1. Dawidson disse:

    HAHAH
    Estou curioso, boa sorte com a audiência. E não deixe de vir comentar. abraço!

  2. Dawidson, certamente relatarei todo o histórico da audiência.

    Em tempo, torça por mim!

    um abraço.

  3. Plauto disse:

    O grande lance é conter o modus operandi do promotor. kkk…kkkkkkkkkk

    Certa vez, cheguei a dizer ao juiz, que o promotor estava inovando o rito processual, cujo intuito não era outro, senão o de prejudicar a ampla defesa e o contraditório por parte da defesa. Não deu outra, funcionou!!!!

    É bom se ligar também no momento das alegações orais!!!!

  4. Plauto, muito obrigado pelas preciosas dicas… certamente lembrarei da “inovação no rito processual” e usarei no momento oportuno! hahahaha

    um abraço

  5. Esta é a primeira vez que visito este blog, mas já me ajudou um pouco.
    Hoje é a minha primeira audiência no tribunal do júri. É uma audiência de instrução, mas estou muito nervoso e espero não transparecer na hora das alegações orais.
    Após a audiência passo aqui para dizer como me saí.

  6. Prezado Jefferson, será um prazer aprender com sua experiência.

    Att.

    • Meu caro Advogado Júnior,

      Realmente, a minha primeira audiência em plenário não poderia ter sido melhor. A vítima e um dos réus não foram intimados. Ainda bem que a defesa do réu ausente não era minha responsabilidade.

      Estive relendo minha defesa preliminar e percebi alguns erros na peça, mas como eu tive apenas uma tarde para elaborar a defesa eu já havia informado ao cliente (réu principal) que faria o possível para fazer uma boa defesa, mas como ele me procurou no último dia do prazo não seria uma tarefa fácil.

      E, como a vítima não estava presente, o MP pediu vistas para se manifestar quanto a ausência da vítima.

      O meu nervosismo era estar pela primeira vez frente ao Juiz do Tribunal. Dizem que ele é ‘mão de ferro’. A face dele demonstra claramente a razão do apelido.

      O meu maior medo era cometer algum erro e ser destituído. Mas, felizmente isto não aconteceu. E um advogado mais experiente que estava presente se prontificou a me orientar melhor quanto aos procedimentos no Tribunal do Júri.

      Estou aliviado e na próxima audiência o nervosismo será apenas um detalhe e não um problema.

      Espero contribuir de alguma forma para com os visitantes deste blog.

  7. david paulo disse:

    advogado junioir teria como me responder meu irmao foi preso pelo mesmo caso do seu cliente mais o outro rapaz assumiu a droga ain na audiencia o policial que fez apreençao naum comprareceu isso é bom e meu iramo tem chances de sair ?? att :david OBG.

  8. Rodrigo Leal disse:

    Advogado Júnior, se de tudo, ficar mal, alegue ao seu cliente que foi “por forças terríveis.” Kkkkkkk’

  9. Nathália disse:

    Adorei essa página, sou estudante de direito e vou acessar sempre que puder. Boa sorte na audiência.
    Beijinhos;

  10. EMERSON,MEU IRMÃO FOI DETIDO EM FLAGANTE,COM 700 GRAMAS DE COCAÍNA 500GRAMAS DE MACONHA,E 2DUAS PEDRAS DE CRAK.OBS: DENÚNCIA ANÔNIMA,O RÉU É PRIMARIO,TEM RESIDÊNCIA FIXA,TEM CARTEIRA ASSINADA COM 20 ANOS DE EXPERIÊNCIA, DIA 18/01/2012, SERÁ SUA AUDIÊNCIA, SERÁ QUE ELE SAI NA NAPRIMEIRA AUDIÊNCIA.
    AS TESTEMUNHAS DE ACUZAÇÃO É POLICIAIS,
    ASTETEMUNHA DO RÉU SÃO PESSOAS IDÓNIAS.
    GOSTARIA DE SABER ALGUMAS RESPOSTA.

  11. Renei santos disse:

    Estou sendo acusado de roubo. De fato, eu cometi esse infracao. Eu queria orientacao como se comportar na audiência. Abracos

  12. Renei, obrigado pela visita.
    O mais apropriado é que você constitua um advogado para que ele dê as orientações de como deve se portar na audiência, para não prejudicar a tese defensiva assumida.
    Um abraço e boa sorte.

  13. EU quero fazer Direito AMO essa profissão de Advogado acho lindo defender e inesquecível acusar, se eu fosse Advogado olharia dentro dos olhos do meu cliente e diria a verdade falaria para ele que a minha profissão não permite defender meus pensamentos mais a liberdade dele por isso ele teria que confessa para mim toda verdade então eu deixaria ele ciente que ele fez o errado mais eu iria defende-lo é complicado defender um culpado de seus crimes mais o importante é fazer a nossa parte.

  14. lizete maciel disse:

    estou cursando o primeiro semetre de direito estou muito nervósa com a materia ,tudo para min é novo . estou totalmente sem es=ntender nada . me ajudem no inicio é assim mesmo . com voces tambem aconteceu isso ou não .respomdam ,

    • cristianorbomfim disse:

      Lizete, é uma mistura de euforia, Dúvida, confusão, pois vc imagina ser de um jeito, mas é de outro, pois no inicio é muito chato, mas de suma importância, pq vc no futuro vai precisar da hermenêutica, filosofia, história, etc… continue firme que no final vai dar certo.

      • Bruno P. disse:

        Pode relaxar mesmo!
        Como dizia um professor da faculdade (juiz estadual): “o primeiro ano de faculdade é chato assim só pra testar se o aluno quer muito fazer Direito”! Rs

        Eu tive até aula de Economia! (nunca imaginava encontrar exatas no Direito)

        Mas fica tranquila que a partir do 2o ano a coisa vai melhorando! Não desista e se prepare!

  15. Lizete, acredite em mim: Seria estranho se você não estivesse nervosa. O novo sempre assusta!

    Nos primeiros dias de aula na faculdade, eu achava que tudo o que os professores estavam falando, era compreendido por todos, menos por mim! Na verdade, todos estavam no mesmo barco e as coisas começaram a fazer sentido depois das primeiras provas, quando eu vi que eu era capaz e que aquilo que eu me propus a fazer era sim possível.

    Você iniciou a construção de um sonho. É lógico que toda recompensa pressupõe um sacrifício, mas você consegue! Afinal, só de ter tido a oportunidade de se sentar em um banco acadêmico já demonstra que você tem méritos e é capaz de alcançar seus sonhos!

    Se você aceitar uma dica minha, recomendo uma coisa bem simples para o seu sucesso: LEIA MUITO! seja lá o que for. literatura, jornais, revistar, etc… mas algo que estimule seu cérebro, enriqueça seu vocabulário e fomente sua interpretação de textos! Isso é fundamental para o sucesso dos profissionais que trabalham com as palavras, como nós juristas!!!

    Qualquer coisa que precisar, estou à sua disposição, juntamente com os nobres colegas frequentadores desse humilde blog!

    SUCESSO!!!

    • Na verdade entrei neste blog por acaso, e estou regozijado com as dicas encotradas aqui. Sempre baixei os estilos dos advogados brazileiros, e portugueses, em bora que do brazil diverge um pouco. tenho paixão em fazer esta especialidade, mas sinto que o meu país não são assim tão fortes em advocacia, portanto, por falta de sertas condições de imigrar para estudar fora esta dificil, e de cada dia que vai passar, os sonhos vai desmoronando. esta é a minha amiúde dor.

      .

  16. Araujo disse:

    Dr. Júnior, gostei do seu comentário, pois sou acadêmico também e tenho várias curiosidades quanto a carreira. Como sabe, já comentei em outros posts e acompanho diariamente o blog.

    Teria como eu fazer contato por email para tirar algumas dúvidas da carreira jurista?

    Um grande abraço.

  17. Estou à disposição dos nobres colegas.

    Favor deixarem seus emails no comentário que eu entro em contato.

    Aliás, se quiserem privacidade no endereço, fiquem tranquilos que eu rejeito o comentário após salvar o endereço, haja vista que todas as mensagens passam por uma triagem antes de serem aceitas (somente são aceitas aquelas sem ofensas ou palavras de baixo calão), mesmo que contrárias às minhas opiniões.

    Estou no aguardo do contato dos colegas.

    Um abraço

    João

  18. Junior disse:

    Prezados, bom dia!

    Foi indicado pelo convênio da OAB/SP e assistência judiciária (PGE/SP) para realizar plantão nas audiências da Vara Criminal de um Foro Regional da Capital-SP. Os Doutores poderíam me informar como funciona o plantão? Sabem se é somente audiências relacionadas a 9.099/95 (transação penal)? Aguardo retorno…Junior

    • Já fui indicado tanto na esfera cível quanto criminal. O plantão é tranquilo, quando chegar à sala de audiência apresente-se normalmente como plantonista e avise que é seu primeiro plantão, tanto para o escrivão quanto para o juiz, eles te darão uma atenção maior, não se preocupe. Peça ao escrivão para dar uma olhada nos processos da pauta, faça pequenas anotações em uma folha à parte, como se fosse um roteiro para não ficar perdido. Quando se sentir perdido já em audiência, peça para olhar o processo e o analise ali na hora…sem problemas. Na esfera especial civel, geralmente são casos de consumidor, acidente de transito, e pedido de danos morais, às vezes há oitiva de testemunha, nesse caso tem que ter um raciocínio rápido, se der um branco apenas diga “sem perguntas”. Na esfera criminal, geralmente o promotor já faz uma proposta de SURSIS ou acordo, ele conduz praticamente toda a audiência, e vc concorda ou não com os termos, dependendo do caso pode haver oitiva de testemunhas. Nos casos mais complexos geralmente autores/réus já vão com advogados constituídos.
      No geral o plantão é sussa.

      Abraço
      Espero ter sido útil.
      João Henrique

  19. Junior disse:

    ***Fui indicado

  20. Estimado amigo Junior, boa noite.

    Na verdade, eu nunca recebi indicação para atuar em plantões. Bem que eu gostaria, mas toda vez que está chegando próximo ao meu nome (a lista segue uma ordem alfabética, para não prejudicar nem beneficiar nenhum advogado), a lista volta para o início (renovação do convênio).

    Assim, se puder, após atuar no plantão, dê uma passadinha por aqui para nos contar como funciona!

    um abraço

    João

  21. Danielle disse:

    ola, meu namorado foi preso no dia 12/11/2011. Já foi dada a prisão preventiva no dia 01/12/11, mas até agora não marcou a 1ª audiência… Você tem noção de mais ou menos quando marcarão?

  22. Danielle, essa pergunta é praticamente impossível de ser respondida, pois depende da pauta de cada Juiz. Aliás, quem poderá mesmo esclarecer sua dúvida é o advogado que acompanha o caso!

    Espero que corra tudo bem.

    Um abraço.

  23. Baiano disse:

    Eu lhe pergunto… Como se preparar para uma audiência? Como devo mim portar perante o “Juiz”? Abracos

  24. cristianorbomfim disse:

    Pessoal que milita na área criminal, acabei de me formar, mas agora a grande surpresa, ja se passaram 6 meses e ñ consegui ainda um cliente se quer, pois estou focado na área criminal, mas não sei onde começar, alguém pode dar uma dica?

  25. fabyana disse:

    oi meu marido foi pego en casa com um 38 e 2 peteca de cocaina é no mesmo istante foi pego o irmão com mais drogas só q meu marido é primario e trabalha de carteira assinada e tem recidecia fixa ai foi condenado por associação de trafico e trafico mais recorreu em liberdade depois de ficar sete meses presso ele esta apelando a senteça de 8 anos quais são as chanse dele nessa apelação o prosseso comoçou e 2007 e esta correndo até hoje 2012 na epoca ele tinha 21 anos agora esta com 26anos…

  26. thais disse:

    oi meu nome é Thais entao meu marido foi preso o dia 04/04/2012
    mais ele nao tinha nada aver com o crime a policia chegou na minha casa e levou ele pra reconhecimento . mais no dia 03/04/2012 o irmao do meu marido tinha feito um roubo mais ele se entregou e confessou todo o crime e no dia do roubo eu e meu marido estavamos no shopping ,fomos ao cinema e fisemos comras tenhu todos os comprovantes guardado .queria saber pq meu marido ficou preso sendo que ele nao tinha nada aver com o crime e queria saber se tem como o advogado entra com algum pedido na justiça..?
    ou eu vo ter que eserar o dia da aldiencia? espero que voce poçam me ajudar . obrigada

  27. Thais e Fabyana, o primeiro passo é a contratação de um advogado. Com a assistência de um profissional, poderão ter todas as respostas que procuram.

  28. Bruno Brasil disse:

    Já aconteceu a audiência dr.???

  29. Prezado Bruno, a audiência já aconteceu e depois dessa vieram várias outras… hoje em dia posso dizer, com segurança, que o frio na barriga diminuiu bastante antes das audiências criminais, embora nunca desapareçam completamente!!!

    Um abraço

  30. May disse:

    Olá, na proxima semana faço também minha primeira audiência criminal. O frio na barriga é inevitável!!!
    O caso é aparentemente de fácil resolução, digo aparentemente pois não consigo enxergar o motivo da acusação, nos autos não há provas, pois as mesmas não existem… o inquérito policial é totalmente favorável aos acusados. Não obstante, o juiz recebeu a denúnica do MP. Trata-se de acusação de homicidio culposo em face de um médico e uma enfermeira, pela morte de um feto (o caso é de natimorto). A gestante já foi para sala de parto sabendo que o feto estava morto. Onde ja se viu homicidio nesse caso, o feto morreu no ventre materno… absurdo!!! Para mim, não há conduta típica nenhuma, o evento morte ocorreu por força alheia à vontade dos acusados. Eles fizeram tudo dentro do padrão de suas profissões.

    Advogado Júnior, me tire uma dúvida… na audiência, caso entenda necessário eu posso dispensar alguma testemunha de defesa que eu mesmo arrolei? O MP tem que concordar, ou a dispensa só fica a critério do juiz?

    E os debates orais, conte como foi essa experiência?

    Obrigada pela atenção!

  31. David disse:

    Advogado Júnior, pelo seu conhecimento já na área jurídica e por ter certas referências analíticas de pessoas, gostaria de saber se meu perfil é para alguém com vocão para área jurídica. Gosto de direito desde que tinha 7 anos, sou do tipo desconfiado com tudo, gosto de saber o porque de tudo, como aquilo aconteceu, penso se aquilo aconteceu porque não fez de outra meneira, é tantas perguntas que faço, enquanto nao está tudo claro para mim questiono certas partes que não batem, pego situações no ar com muita facilidade, tenho boa interpretação de texto.

  32. Jegue disse:

    Vocês vão todos pro inferno! HAHAHAHA

  33. Jegue, você já deve estar no inferno, pelo visto. Continue por aí!

  34. jaqueline disse:

    Olá,sou estudante de direito do 1 ano,alguém poderia me ajudar,gostaria muito de assistir uma audiencia,mas tô meio perdida,como que eu faço?

  35. Fernando disse:

    adorei sua pagina, sou um estudante de direito e essa pagina me tirou muitas duvidas.
    continue com os posts…
    obrigado!

  36. Samara disse:

    Olá boa tarde advogado Júnior,

    Sou nova na profissão recentemente tirei a OAB e já fui chamada a realizar uma audiência para o escritório na qual trabalho. A audiência era na vara da fazenda pública, e era para ser só de conciliação. Entretanto, por não haver mais provas a serem produzidas, o Juiz entendeu ser melhor dar prosseguimento ao feito e passou as alegações finais. Eu nunca tinha feito isto na vida, então comecei a falar sem saber como eram as alegações orais, fiquei nervosa e falei pouco, acho que passei um pouco de vergonha. Mas tentei, pois era contra o Estado do TO e o procurador bem experiente, mas fiquei com vergonha por não saber como era o procedimento. Peço ser possível orientações com relação a este tipo de procedimento.
    Atenciosamente

  37. ney carvalho disse:

    ola dr junior pois eu fui a cusado de falcidade indeologica mais na verdade isso podera sim a conteser se a juiza intender que eu quis mepasar pelao pesoa bem eu tinha huma detetizadora e a epoca eu tinha hum quimico que a sinava pra mim o laldo tequinico intao eu fui faser huma detetizasao pra hum amigo meu e o propio quimico e na falta deste quimico e sendo importante para este amigo onde ficou este laldo ai por nao ter emcontrado este quimico o comtratante mepedio que eu mesmo a cinase este laldo e eu a cinei com a minha a sinatura registrada em cartorio eu nao tentei falcifica a ascinatura do quimico nao e eu nunca fui preso e tenho residencia fiquisa e eu gostaria de saber do dr junior ou seja do senhor como que eu posso ajudalo o adevogado que vai faser a minha defesa pois ele medise que nao poderia faser muitas coisa nao e eu nao sou vagabondo nao dr e nem dei dor de cabeça pra justiça pois eu tenho 45 anos e nunca fui preso e nem pretendo ir meajuda a ajuda o meu adevogado dr grato por tudo

  38. gilberto disse:

    moro em jacarei tenho um filho que esta sendo acusado de roubar uma mulher so que ele nao e culpado o dinheiro que os policiais pegaram com ele no dia da abordagen eu tirei no banco tenho comprovante esta nos autos mas mesmo asim o promotor esta condenando ele a sete anos este dinheiro que estava com ele era para efetuar a compra de uma moto no leilao em sao paulo para meu uso o valor era de dois mil e seiscentos reais e apessoa que esta acusando dis que foi rouba dela quarenta e oito miu reais ela foi roubada aouns desdias antes eu tirei o dinheiro do banco dois dias antes do meu filho ir a sao paulo eu iria junto mas nao concegui fouga no meu trabalho sobre a acusacao nao sei o que fazer pois o adivogado me disse que esta dificil pesso uma ajuda nao tenho mais a quem recorer e meu filho tem trez filhas uma de quatro anos outra de dois e outra de um ano e quatro meses e ele trabalha como motorista de caminhao e so vem para casa uma vez acada des dias e ele esta desesperado poque se for preso por um crime que nao cometeu como vai ficar suas filhas e eu e sua mae ficamos preucupados com ele na estrada porque ele esta com a cabeca quente por deus nos ajude

  39. Ronaldo disse:

    oi gostei muito dos comentarios

  40. lana disse:

    Ola meu amigo, também sou iniciante e gostaria de contar com uma grande ajuda sua… seria possivel postar sobre o passo a passo em um processo crime… desde a prisao, oferecimento da denuncia ate o julgamento se possivel… daria para fazer isso? seria bem interessante…. desde ja o agradeço.

  41. Claudia G. disse:

    Audiência para mim, é sempre frio na barriga. kkkk! Gostei do post.

  42. Thiago disse:

    Olá, Advogado Júnior.
    Estou na mesma situação que você. Também fiz estágio no Ministério Público e, no próximo mês, vou realizar uma defesa de um parente que foi incurso no crime de tráfico. Estou muito apreensivo.
    Gostaria de algumas dicas. Seria possível?

  43. FUI CHAMADA DE PUTA CACHORRA E ESTOU GRAVIDA E ESSA PESSOA FALOU QUE O FILHO QUE ESTOU ESPERANDO NAO E DO MEU MARIDO GOSTARIA DE SABER SE ISSO E CRIME POSSO PROSSESALA !!

  44. Cristiano Gilberto Teixeira disse:

    ESSE FÓRUM É DE UMA UTILIDADE INQUESTIONÁVEL. VALE A PENA ACOMPANHAR!!!

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 44 outros seguidores

